ESPECIALISTA DE ARMAZENAMENTO DE DADOS RESPONDE DÚVIDAS TÉCNICAS SOBRE SOLUÇÕES DE STORAGE

Hunter Hagewood, diretor de negócios da Nevoa Networks, esclarece cinco questões técnicas para quem pretende adquirir sistema de armazenamento.

Imagem divulgação

Especialista dá dicas para quem pretende comprar soluções de armazenamento

Segundo estudo da consultoria IDC, cada vez mais, as empresas estão investimento em armazenamento, porém, de 30% a 40% do espaço dos equipamentos não são aproveitados pelas companhias. Apesar do aumento da capacidade dos discos no mundo ser de 33,4%, ainda sim, 70% da infraestrutura está ociosa. Por isso, para evitar que máquinas fiquem subutilizadas e tragam prejuízos, no momento da compra de soluções de storage, é importante tirar as dúvidas. Hunter Hagewood, da Nevoa Networks, empresa especializada em armazenamento de dados à base de virtualização, dá cinco dicas essenciais sobre o que não se pode deixar de fazer na hora de adquirir a tecnologia.

Uma das incertezas recorrentes é sobre a proporção de terabytes por core de processamento da plataforma de armazenamento. Segundo o especialista, a métrica não é encontrada em nenhuma datasheet de uma solução. Por exemplo, se o servidor é um quad-core e tem oito terabytes de capacidade, então vai ter uma proporção de dois terabytes para um core de processamento (2TB/core). "Trabalhar com volumes grandes de dados e atender centenas de usuários requer processadores robustos. Dependendo da quantidade de dados que o sistema representa, os processadores podem ficar sobrecarregados e afetar o desempenho. Essa métrica, na qual o menor é melhor, é crucial para soluções de armazenamento com previsão de uso pesado", explica.

A outra dúvida é qual a proporção de terabytes por gigabits por segundo da solução. Para Hagewood, existem gavetas de storage que comportam até 60 discos (120 terabytes) em um servidor. A densidade apresenta uma economia de espaço muito atraente, porém, a conexão mais rápida que se tem para um servidor desse porte é de 10 gigabits por segundo. Isso traduz para uma proporção de 12 terabytes para cada gigabit de banda (12TB/Gbps). "Muitas vezes, a conectividade em uma situação dessa natureza não passa a ser um gargalo, mas certamente pode acontecer se a proporção aumentar. Agora se você pretende fazer backup dos dados, prepare-se para esperar um bom tempo", ressalta.

Como reduzir o impacto, quando há uma falha de conectividade, é uma das angústias frequentes após a aquisição da tecnologia. "Se a conexão de 10 gigabits por segundo falhar, 120 terabytes ficarão inacessíveis. Talvez isso só represente 10% da sua capacidade de armazenamento ou talvez represente 90%", analisa Hagewood. De acordo com o especialista, apesar de normalmente ser mais custoso em termos de resfriamento e consumo de energia, é recomendável não colocar todos os seus dados em um mesmo local. Portanto, prefira uma solução composta por várias máquinas menores do que armazenar em uma única máquina.

Por que eu deveria comprar discos de alto RPM (rotações por minuto)? Hunter responde: "A resposta típica vai incluir um discurso sobre o desempenho, porém, você precisa lembrar que este conjunto de discos de alta tecnologia vai precisar de uma via de conexão de rede para ser acessado. Se quatro discos de baixo RPM conseguem saturar 1 gigabit de banda, então do que adianta ter doze discos de alto RPM sendo acessados por uma conexão de desempenho mediana? Além de provavelmente não poder aproveitar a sua capacidade, esses discos são mais caros e com espaços menores", esclarece o diretor de negócios da Nevoa Networks.

O especialista explica é compensador ter uma solução à base de fiber channel. "Para apenas ter a satisfação de dizer que comprou o mais caro, não vale a pena. Não caia nesta conversa. Você só vai aproveitar soluções fiber channel se você já tiver o sistema instalado", acredita Hunter. Ele acrescenta: "Essa tecnologia requer a instalação de outro tipo de rede de dados dedicada, cujos componentes são de três a cinco vezes mais caros do que aqueles usados em redes convencionais. Com conectividade de até 10Gbps, redes convencionais, juntamente com certos softwares, excedem o desempenho e funcionalidades de fiber channel", finaliza.

Um comentário:

  1. Olá, sou Especialista Synology e gostaria de me disponibilizar a ajudar com informações, tirar dúvidas sobre funcionalidades, ajuda na escolha do produto ideal ou compatibilidades com outros equipamentos, podem contar comigo, ok.

    Sou analista de negócio da loja online Revenda Oficial | Synology. Veja nossa loja sendo indicada pelo site do fabricante: https://www.synology.com/en-global/wheretobuy/Brazil/Reseller. Nossa loja fica no bairro da Tijuca - RJ, mas entregamos para todo o Brasil via Correio e outras transportadoras contratadas. Faça uma cotação conosco.

    Site: http://synology.revendaoficial.com/

    E-mail: synology@revendaoficial.com

    Prospecto: http://4serv.ip-zone.com/campaign/7802/6.html?t=525b444158030d0000460255020909305855010e040d57080e5a04535401075d0041490b030352

    ALGUNS MOTIVOS QUE LEVARIAM A AQUISIÇÃO DE UM NAS SYNOLOGY:
    · Atua como servidor de dados, de FTP, de E-mail, de Private Cloud, de imagens, de iTunes e de mídia;
    · Centralizador de backups em rede;
    · Criação de Contas de Usuário com permissões personalizadas;
    · Fácil gerenciamento através de um sistema próprio disponível remotamente;
    · Fácil gestão para expansão, escalonável e centralizador;
    · Capacidade de captura de imagens de 4 ate 36 câmeras;
    · Fácil função de visualização ao vivo de várias das câmeras;
    · E-Map para localização das câmera inclusas na rede;
    · Acesso as câmeras através do iPhone e aplicativos Android em tempo real;
    · Compatível para gravar inúmeras marcas de câmeras IP;
    · Certificação ONVIF e PSIA.


    Entregamos para qualquer lugar no Brasil. Não deixe de nos consultar! A Synology é a líder de mercado no segmento de armazenamento de pequeno e médio porte (abaixo de 500 TB) incluindo captação de imagens por câmeras IPs, citada como a melhor opção em publicações como a PC Magazine, WinMag Pro, PC World, ZD Net, Tom’s Hardware, etc., assim como é detentora dos prêmios “Best Choice Award” e “Media’s Choice Award” na feira Computex® 2013 (3 anos consecutivos) e “NVR Excellence Award” na feira Secutech 2013 (2 anos consecutivos). No exterior, seus produtos são utilizados pelas maiores universidades da Inglaterra e diversas delegacias de polícia nos EUA; merecem destaque algumas aplicações críticas e de alta exigência no governo norte-americano, como na apreensão de tráfico de armas por uma agência de segurança, na patrulha em veículos táticos de unidades federais operando à paisana, investigação de crimes cibernéticos por uma agência federal e produção de evidências judiciais por departamentos de polícia.


    CONSULTE TAMBÉM OUTROS ITENS, COMO CÂMERAS IP, NOBREAKS, RETEADORES, SWITCHS, ENTRE OUTROS.

    Att,

    Fábio Serra - (21) 3062-2003
    Atendimento ao Cliente
    SYNOLOGY | RevendaOficial.com

    ResponderExcluir