Nevoa virtualiza o Armazenamento de Dados

Nevoa Storage System, plataforma que permite o aumento do espaço de armazenamento de dados, sem a necessidade de trocar parque de hardware. A empresa é pioneira no Brasil em software para armazenamento de dados à base de virtualização.

Um dos desafios para as empresas atuais é a grande necessidade por espaço de armazenamento em seus servidores. Como essa demanda depende de investimentos em equipamentos, cada vez mais sofisticados, a solução é a virtualização do storage, desenvolvida pela Nevoa Networks.

A empresa, pioneira no Brasil, usa a plataforma NSS - Nevoa Storage System, um software desenvolvido especialmente para o armazenamento de dados à base da virtualização. Ou seja, independente da plataforma de hardware é possível integrar virtualmente vários servidores de qualquer configuração ou marca e administrá-los como se fosse um só.

"Dessa forma, é possível somar os vários bytes de cada máquina e ter um servidor de capacidade ilimitada. Assim oferecemos uma solução escalável economicamente e não apenas tecnicamente", revela Hunter Hagewood, diretor de negócios da Nevoa Networks. "Diferentemente do 'cloud computing', a tecnologia usada no NSS oferece segurança das informações, armazenando dados num único e coeso sistema e possibilita que o próprio administrador defina qual o nível aceitável de segurança que se deseja aplicar", acrescenta, "algo inédito neste mercado."

O Nevoa Storage System permite a configuração de várias políticas RAID utilizando múltiplos servidores com o objetivo de atingir um aumento significativo de performance e facilidade de administração. "À medida que o espaço disponível precisa ser aumentado, o administrador simplesmente acrescenta mais servidores ou hard drives ao sistema, sem a necessidade de reconfiguração", completa Hagewood.

Hunter Hagewood garante que uma das grandes vantagens do NSS é econômica: "como nossa solução é baseada em software, o usuário não fica dependente de um fornecedor de hardware. Isto é, ele pode agregar ao sistema quaisquer dispositivos de armazenamento, independente da tecnologia de conexão ou sistema operacional. Até mesmo servidores antigos ou desktops podem ser usados para esse fim. Essa facilidade aumenta o retorno do investimento, já existente no parque de hardware".

Para ambientes multissite e heterogêneos, é possível explorar a infraestrutura para criar diversidades geográficas e soluções de alta acessibilidade. O sistema NSS permite integrar tecnologias conhecidas como SATA RAID e FC RAID e emergentes dando ao usuário a opção de definir sua própria estratégia usando uma mistura de soluções de hardware.

Vantagens do Nevoa Storage System (NSS)

Permite ao usuário acessar e visualizar, de forma fácil e rápida, os seus arquivos armazenados nos discos virtuais. A sua integração faz com que os recursos disponíveis para o usuário sejam uma extensão transparente do seu ambiente de trabalho.

O software oferece ao usuário o aproveitamento do espaço ocioso de armazenamento de equipamentos de qualquer porte, além de possibilitar a participação de qualquer máquina na malha LOAN - (Logistical Area Network).

Agrega máquinas com objetivo de obter uma capacidade maior de armazenamento, o que evita a necessidade de aquisição de máquinas mais modernas. Os recursos ociosos são realocados para áreas cuja demanda superou as expectativas, sem interromper as atividades das aplicações.

Além de políticas de confiabilidade, o NSS permite definir políticas de Information Life-Cycle Management (ILM). O usuário pode migrar automaticamente dados que por razões temporais ou de demanda precisam ser realocados para sistemas de armazenamento de menor valor estratégico, liberando mais do seu capital de armazenamento para operações críticas.


De acordo com Hagewood, o NSS da Nevoa Networks é uma opção para aqueles que precisam de um sistema capaz de armazenar dados e que, ao mesmo tempo, administrar de forma inteligente e racional todo seu conjunto de hardware e rede. Isto é especialmente interessante para empresas que buscam uma infraestrutura para oferecer produtos a base de cloud computing ou cujo tamanho do parque pode se beneficiar com esta consolidação. "O espaço fica sob seu controle", explica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário